sábado, 30 de março de 2013

Bombeiros encontram corpos de três dos seis desaparecidos em porto no Amapá

Dois dos corpos foram encontrados a seis quilômetros de acidente no Rio Amazonas

Desmoronamento de terra no porto da mineradora Anglo American, em Santana, no Amapá, deixou seis funcionários desaparecidos (Odenilson Silva/Futura Press)

Equipes do Corpo de Bombeiros do Amapá encontraram na manhã deste sábado os corpos de três dos seis trabalhadores que haviam desaparecido no Rio Amazonas após o desmoronamento de um barranco no porto da mineradora Anglo American em Santana, a 20 quilômetros de Macapá, na última quinta-feira.

Dois dos corpos foram encontrados no Rio Amazonas a seis quilômetros do porto, sendo que a outra vítima foi achada próxima ao local do acidente. Enquanto os bombeiros dão continuidade aos trabalhos de resgate, outros três trabalhadores seguem desaparecidos.

Segundo a multinacional, parte do terreno situado às margens do Rio Amazonas desmoronou e levou toda estrutura do porto, incluindo caminhões, contêineres, guindastes e outros equipamentos. A área destruída foi estimada em 16.100 metros quadrados.

Embora esse deslizamento inicialmente tenha sido atribuído a uma onda gigante que teria passado pelo Rio Amazonas, as autoridades locais esclareceram que as causas do acidente ainda são investigadas, tendo em vista que a onda citada, que comprometeu outras embarcações em Santana, poderia ter sido provocada pelo próprio desabamento do porto.

Os trabalhos de resgate, iniciados na madrugada de quinta-feira, foram reiniciados nas primeiras horas deste sábado com o auxilio de mergulhadores e de diferentes embarcações da Marinha e dos bombeiros.

Em comunicado, a mineradora Anglo American informou que continua colaborando no resgate dos outros três corpos e no apoio aos familiares das vítimas e dos desaparecidos.

O coronel Ademar Rodrigues dos Anjos, oficial do Corpo de Bombeiros que comanda as buscas, afirmou que a identificação das vítimas não será difícil porque os corpos encontrados estão relativamente preservados.

(Com agência EFE)