terça-feira, 4 de junho de 2013

Sustentabilidade em risco e menos 50 funcionários da EBX no Superporto


Carlos Grevi/Vagner Basilio

sindicato estima que mais de 1 mil pessoas foram dispensadas

O jornal Valor Econômico anunciou na tarde desta segunda-feira (03/06) que o Grupo EBX teria extinguindo sua diretoria de Sustentabilidade demitindo os mais de 50 funcionários ligados diretamente a área, inclusive Paulo Monteiro, então diretor do segmento, que perdera o cargo e estaria assumindo a condição de consultor do grupo.

Questionada, a companhia informou via assessoria de imprensa ao Valor Econômico que “não vai comentar” o assunto. Demais áreas como tesouraria, jurídico e suprimentos também sofreram cortes.

Já a OSX, também empresa do Grupo EBX, anunciou demissões recentemente, que acompanharam segundo a assessoria uma reformulação do plano de negócios da empresa.

A OSX, que constrói um estaleiro no Porto do Açu, em São João da Barra, informou em 8 de maio que dispensou cerca de 150 profissionais próprios, ligados diretamente às atividades do estaleiro (UCN Açu).

Mas notícias não oficiais dão conta de que cerca de 1000 funcionários ligados a empresas contratadas pelo Grupo EBX já teriam sido demitidos e a grande maioria, do nordeste brasileiro, retornando para suas cidades.

MINISTÉRIO DO TRABALHO NO PORTO

Uma equipe de fiscais do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) se alojou em meados de maio no Superporto do Açu para vistoriar denúncias contra direitos trabalhistas dos funcionários do complexo. A medida foi tomada após denúncias encaminhadas pelo Sindicato dos Trabalhados da Indústria e Construção Civil.

Entre as denúncias feitas estavam atraso no pagamento dos salários dos funcionários das empresas terceirizadas, que chegaram há três meses, trabalhadores alojados no Porto mas sem trabalhar, e uns sem mesmo saber onde fica o complexo. Ainda havia a denuncia de não cumprimento da convenção coletiva e até mesmo falta de pagamento do reajuste desde o mês de fevereiro.

No final de mês de maio, o Ministério Público do Trabalho (MPT) anunciou a instauração de uma representação para apurar como estavam sendo conduzidas as demissões por empresas que operam no Porto do Açu, com a condução da Procuradoria do Trabalho em Campos, apurando a possível falta de negociação prévia às dispensas.

As demissões estão concentradas nas obras do estaleiro da OSX, braço de construção naval da EBX, holding que reúne as empresas de Eike Batista.

Localizado dentro do Açu, o estaleiro empregava até o início de 2013, entre contratações diretas e indiretas, cerca de 3 mil pessoas em suas obras.



Nos últimos meses, porém, pelo menos 800 funcionários foram demitidos. A OSX confirma apenas a dispensa de 315 dos 575 contratados diretos. A companhia informou que "com o ajuste da equipe de colaboradores da OSX, serviços de apoio e terceirizados também passam por adequações".

A LLX, responsável pelo Complexo Industrial do Açu, informou que realizou apenas dispensas pontuais decorrentes do fim de etapas de construção. Ao todo, foram dispensadas 50 pessoas em 2013.

A decisão do MPT foi tomada a partir de informações prestadas pelo Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção Civil e do Mobiliário em Campos, em uma audiência realizada no dia 27 de maio. As empresas contratadas para tocar a obra foram convocadas, mas não compareceram.

O Sindicato estima que mais de 1 mil pessoas foram dispensadas.

REDAÇÃO / JORNAL VALOR ECONÔMICO