Como não poderia deixar de ser, é grande a pressão, assim como a boataria sobre as possibilidades e os desdobramentos da implantação dos empreendimentos no Complexo do Açu. Procurando separar uma coisa de outra, o blog traz novas informações do Açu:
- Até o fim do mês haveria enxugamento também na LLX;
- Um número (quase cabalístico) e final dos funcionários da OSX que vão ficar no estaleiro seria de 102 trabalhadores próprios, já listados;
- Os estagiários da OSX (que possuem bolsa de apenas R$ 800,00) também estão com aviso e serão dispensados no final do mês.
- A ICEC está dispensando (demitindo a pedido, segundo a própria) os funcionários que moram fora da região e que não estão fazendo horas extras. Este número teria subido para 90 (noventa);
- As obras do estaleiro estão praticamente paralisadas até os guindasteiros (da empresa VGN) estão praticamente sem trabalho, pois, sem o pessoal da Acciona para dar andamento nas obras, o material que chega não tem para onde ir.
- Antes se dizia que em trinta dias, até o início de junho o ritmo poderia ser retomado, mas, já se fala em 90 dias;
- A Acciona estaria tentando negociar e repassar o alojamento que construiu na localidade do Açu, em área próxima, quase vizinha ao estaleiro;
- Informações também dão conta de que a FCC já está com escritório montado em Campos e que começaria a contratar trabalhadores, dando prioridade aos que foram demitidos da Acciona.
- Continua suspenso o pagamento da OSX às empresas terceirizadas para a construção do estaleiro. Este fato teria sido determinante para o atraso do pagamento de salários na ICEC, que só foi feito em consequência da manifestação dos trabalhadores, já que duas promessas anteriores já teriam sido descumpridas;
- A empresa que está instalando as torres de transmissão de energia elétrica da Ampla já chegou com as frentes de trabalho no Açu.
- Henrique Thoni investidor do grupo X informa que os caixões da FCC que foram trazidos da Espanha para o Rio, já foram descarregados do navio Black Marlin e estão sendo rebocadas para o Porto do Açu. Diversas fotos do descarregamento feito na Baía de Guanabara foram enviadas ao blog e uma está postada abaixo.