quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Saudamos os visitantes virtuais da CODIN !!!

Ao nos depararmos com a lista dos visitantes deste blog eis que notamos a presença do domínio "webmail.codin.rj.gov.br". O que isso significa? Simples, alguém passou o endereço deste blog via email institucional para a CODIN (Companhia de Desenvolvimento Industrial do Estado do Rio de Janeiro) e o indivíduo titular da conta acessou o link a partir de seu email institucional. Tal fato nosso sistema ("powered by Blogger") não deixou passar!



Saudamos a visita deste funcionário anônimo e desejamos que retorne muitas outras vezes neste blog para tomar ciência do que está acontecendo nos distritos de São João da Barra que sequer aparece nas páginas dos jornais ou na TV. Querem erguer um complexo industrial desrespeitando os cidadãos e cidadãs que moram em suas propriedades a décadas, além de ignorar totalmente as regras e legislações de respeito ao meio-ambiente. Expulsam os moradores de suas propriedades (muitos deles idosos com mais de 80 anos), destroem suas moradias durante a madrugada (numa grave afronta à Constituição), não pagam as indenizações devidas e quando pagam não fazem no tempo correto e com preço justo, transferem os moradores desalojados para fazendas sem regularização fundiária e com solo exaurido, não dão apoio às famílias desalojadas, dentre muitos outros desrespeitos! É isso que a CODIN ao lado do Grupo EBX vêm patrocinando.

Fatos estranhos 


Cabe lembrar que desde que o Grupo EBX resolveu fincar suas garras por essas paragens vários fatos estranhos tem assolado as populações locais: pragas que nunca foram vistas antes aparecem nas plantações, homens armados ameaçando os pequenos produtores, pescadores impedidos de sair para pescar, praias e lagoas com acesso bloqueado aos moradores locais, dentre outros. Curioso também é que uma área de restinga - vegetação rara no Estado do Rio de Janeiro - foi entregue a EBX para se tornar um parque de conservação permanente e, misteriosamente, toda a área foi assolada por um grande incêndio e destruída. Será mera coincidência ou esses já seriam os reflexos do "progresso" que a EBX quer trazer para cá com o apoio da Tropa de Choque da PM?

São João da Barra, Cidade X, Eikelândia...?


Uma discussão bem fervorosa tem tomado conta das rodas de conversas e blogs na região. O assunto discutido é sobre qual o nome que darão a esta área que o Estado do Rio de Janeiro deu ao Eike Batista. Será que ainda se chamará São João da Barra? Já é certo que haverá a Cidade X para os moradores desse novo "município" privado. Quem nasce na Cidade X será o que? x-sense? Acreditamos que o termo mais correto para denominar a região seja Eikelândia, porque ganhar uma vasta área de terras do Poder Público  e usar diversos meios ilegais para expulsar os moradores (inclusive com ajuda da Tropa de Choque da PM)  é surreal. Como diz a frase conhecida: quando a realidade supera a ficção é hora de fazer documentário!

Voltando a questão do nome, deixemos isso para o Eike, EBX e o Governo do Rio responder, porque quem compra - no caso da EBX quem ganha a posse - põem o nome que quiser.