segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Do Blog do Prof. Pedlowski: ASPRIM reúne agricultores para discutir próximos da luta no Porto do Açu




A ASPRIM, que vem liderando o processo de resistência contra o processo de tomada de terras por parte da Companhia de Desenvolvimento Industrial do Rio de Janeiro (CODIN) para a construção do Porto do Açu, realizou uma animada reunião no dia de ontem (01/09). Nessa reunião foi feito um balanço da situação em que se encontra a luta pela defesa da agricultura familiar quando foi dada uma ênfase especial aos avanços recentes no esforço de permanecer no V Distrito de São João da Barra.


Segundo Rodrigo Silva (vice-presidente da ASPRIM), a partir da entrada da queixa-crime no Superior Tribunal de Justiça por 29 de agricultores do V Distrito, a luta que estava basicamente restrita à região Norte Fluminense acabou ganhando uma repercussão internacional, o que vem contribuindo para que mais pessoas se juntem ao esforço de defender a agricultura familiar.



Essa repercussão deverá ganhar um novo capítulo esta semana porque na 6a. feira (06/09) será realizada uma audiência pública na Comissão de Direitos Humanos da Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro, presidida pelo deputado Marcelo Freixo (PSOL), que deverá contar com uma numerosa delegação de agricultores do V Distrito. Essa audiência que será realizada no plenário principal da ALERJ também deverá reunir representantes do Instituto Estadual do Ambiente (INEA), da CODIN e das secretarias estaduais de Ambiente e de Desenvolvimento Econômico, e também do Grupo EB(X) de Eike Batista.

Uma coisa é certa: com o nível de disposição que ficou patente na reunião da ASPRIM, os representantes do (des) governo de Sérgio Cabral e do grupo de Eike Batista terão que estar preparados para dar explicações plausíveis para os graves problemas que decorreram da implantação do Porto do Açu. Afinal, a unidade dos agricultores está mais forte do que nunca, e as cobranças deverão ser fortes.